Entenda sobre a ulbra escola de aviação

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A Ulbra Escola de Aviação

Nasce da fusão entre duas potências do ensino: a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), referência nacional em educação superior, e a EAD Aviação Civil, a maior escola teórica de aviação do país. Uma união que combina tradição acadêmica, excelência no ensino e a mais alta especialização na formação de pilotos e profissionais do setor aeronáutico.

Oferecemos cursos superiores como Tecnologia em Transporte Aéreo e Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves, além de uma grade de cursos livres já disponíveis, como: Piloto Privado de Avião e de Helicóptero, Piloto Comercial IFR, Piloto Comercial de Helicóptero e CAAR – Curso de Aplicação Aérea Remota (Drones Agrícolas), No total são mais de 20 cursos já disponíveis.

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Importante destacar que todos os alunos atuais e antigos da EAD Aviação poderão aproveitar seus cursos livres e validar cadeiras no curso superior, otimizando tempo e investimento na sua formação.

Uma fusão que entrega aos alunos o melhor dos dois mundos: a solidez acadêmica da Ulbra e a expertise especializada da EAD Aviação Civil, formando uma nova referência no ensino aeronáutico no Brasil.

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FAQ

Dúvidas Frequentes

O curso teórico (como o de Piloto Comercial) prepara o aluno para a prova da ANAC e permite iniciar os voos práticos.

Já o curso superior tecnólogo é uma formação universitária completa, com diploma reconhecido pelo MEC, que abrange não só os conhecimentos teóricos exigidos pela ANAC, mas também disciplinas complementares de gestão, segurança operacional, inglês técnico e muito mais.

A Ulbra Escola de Aviação assumirá 100% da jornada do aluno, desde o teórico até a parte prática. Os cursos da antiga EAD Aviação continuam válidos e agora são integrados à estrutura acadêmica da Ulbra, mantendo o alto padrão de qualidade, suporte e tecnologia que já eram marca registrada da escola.

A partir da fusão, os cursos da EAD Aviação fazem parte da Ulbra Escola de Aviação. Ou seja, não há mais separação. Todos os cursos agora fazem parte de uma única instituição.

A partir do final de 2025, a Ulbra Escola de Aviação terá polos práticos próprios, homologados pela ANAC, onde os alunos poderão realizar as horas de voo exigidas em cada fase da formação.

Todos os certificados, inclusive os dos cursos online, serão emitidos pela Ulbra Escola de Aviação, instituição oficialmente registrada e reconhecida pelo MEC e pela ANAC.

O principal lançamento será o Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com outros cursos em desenvolvimento nas áreas de manutenção e ciências aeronáuticas.

Os cursos anunciados serão tecnólogos — formações superiores mais objetivas e voltadas ao mercado de trabalho, com duração média de 2 a 3 anos.

Serão oferecidos no formato semipresencial: parte teórica online com suporte completo, e parte prática realizada nos polos da Ulbra homologados pela ANAC.

Sim. A estrutura contará com simuladores homologados, que serão utilizados como parte da formação prática exigida pela ANAC.

Os valores serão divulgados próximos ao início das matrículas. Haverá facilidades de pagamento, opções de bolsas e financiamento.

Sim. Alunos que já fizeram cursos como Piloto Privado, Piloto Comercial ou Instrutor de Voo poderão aproveitar até um semestre completo no curso tecnólogo, acelerando sua formação e reduzindo custos.

Sim. Alunos matriculados nos cursos tecnólogos terão direito à carteirinha de estudante, com todos os benefícios garantidos por lei.

A estrutura agora é unificada: tudo é oferecido pela Ulbra Escola de Aviação, com os cursos livres e tecnólogos sob uma só instituição.

A Ulbra está estudando a viabilidade de ampliar a oferta para Bacharelado em Ciências Aeronáuticas no futuro, além dos tecnólogos.

O primeiro tecnólogo confirmado é o Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves. Outros estão em fase de desenvolvimento.

A grade curricular dos tecnólogos segue as diretrizes do MEC e ANAC, com carga horária entre 1.600 e 2.400 horas, distribuídas em módulos teóricos e práticos. Os detalhes estarão disponíveis no momento da matrícula.

O curso superior abrange toda a formação prática e teórica até Piloto Comercial, e também poderá incluir a habilitação de Instrutor de Voo (INVA), dependendo da grade do aluno.

Sim. Alunos que se destacarem continuarão elegíveis a bolsas de horas de voo e a programas com garantia de aprovação na ANAC, como já ocorre nos cursos atuais.

Sim. A Ulbra Escola de Aviação contará com bolsas parciais, parcerias com empresas do setor e análise de crédito para financiamentos estudantis.

Sim. Os cursos teóricos (PP, PC, INVA, etc.) continuarão sendo ofertados online com a mesma qualidade de sempre, agora como parte da Ulbra Escola de Aviação.

Os certificados continuam válidos. A principal mudança será na emissão: passará a ser feita pela Ulbra, reforçando a credibilidade institucional.

Sim, desde que façam o processo de aproveitamento curricular e regularização junto à Ulbra Escola de Aviação.

Sim, desde que façam o processo de aproveitamento curricular e regularização junto à Ulbra Escola de Aviação.

Os cursos atuais são formações livres reconhecidas pela ANAC. Os cursos tecnólogos são formações de nível superior reconhecidas pelo MEC, com diploma universitário e grade mais abrangente.

Sim. Os alunos que fizeram PP, PC, INVA ou CAAR na EAD Aviação podem aproveitar os módulos já cursados no tecnólogo e iniciar direto do segundo semestre da faculdade.

Instrutores experientes, com mais de 30 mil horas de voo somadas, além de professores universitários com sólida formação acadêmica e atuação no setor.

Comandantes Marcelo Trentini, Tatiana Mônico, Maurílio Dantas e todo o corpo docente da EAD Aviação Civil estarão na Ulbra, dando sequência na formação de aviadores no Brasil.

Sim. A Ulbra Escola de Aviação está em expansão e pretende lançar novos tecnólogos, cursos livres e especializações voltadas à aviação civil e agrícola.

Sim. A escola mantém alianças com operadores de voo, empresas do setor e polos homologados para garantir a melhor experiência de formação aos alunos.

Essa fusão une o melhor da tecnologia educacional da EAD Aviação com a tradição e credibilidade da Ulbra como universidade reconhecida. 

O resultado é um projeto único no Brasil: formação completa e integrada com polos práticos da Ulbra, formando o aviador da teoria até a formação práticas de voo, com diploma superior, apoio prático, simuladores, suporte contínuo e um time de especialistas com larga experiência em voo e ensino.

O conteúdo segue todas as exigências da ANAC e prepara você para a prova teórica obrigatória.

Sim. Após aprovação na prova da ANAC, o certificado do curso é válido para iniciar a prática em qualquer escola homologada.

Sim! Você pode começar a parte teórica antes dos 18 anos. A idade mínima se aplica apenas à etapa prática.

Você pode começar os estudos antes de concluir o Ensino Médio, mas precisará do diploma para emitir seu certificado final.

O acesso é vitalício, sem prazo de expiração. Você pode estudar no seu tempo, com total flexibilidade.

A maioria conclui entre 2 e 6 meses, mas você pode seguir seu próprio ritmo.

Em qualquer dispositivo: computador, celular ou tablet. A plataforma é responsiva e 100% online.

A prova tem 5 matérias. Para ser aprovado, é preciso acertar no mínimo 70% em cada disciplina.

Você pode refazer a prova quantas vezes quiser. Além disso, nosso suporte e simulados aumentam muito suas chances de passar na primeira tentativa.

Sim! Temos garantia de aprovação. O programa garante a devolução do valor pago caso o aluno não tenha sucesso na prova presencial da ANAC após se preparar em qualquer um de nossos cursos teóricos. Ver termos

Não diretamente. Após a aprovação teórica, você poderá iniciar a parte prática em uma escola homologada ou polo da Ulbra.

A Ulbra Escola de Aviação é responsável pela formação teórica e a partir do final de 2025, disponibilizará polos práticos homologados pela ANAC, garantindo que o aluno possa realizar toda a sua formação — da teoria à prática — com qualidade e dentro dos padrões exigidos. Até lá, os alunos poderão ser indicados a escolas práticas parceiras.

Sim! Se você fizer o curso superior Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, poderá aproveitar disciplinas e até um semestre inteiro, economizando tempo e dinheiro.

Sim! Você conta com suporte por WhatsApp, tutores, grupo VIP, e ainda pode assistir aulas ao vivo tirando suas dúvidas, você ainda conta com o Comandante Yuri, nosso agente que te ajuda resolver questões da ANAC.

Sim! Além da versão vitalícia, temos planos por assinatura com 6 meses de acesso, com preço reduzido.

Sim! Audiobooks, resumos em PDF, simulados e livros digitais.

Sim. Após a conclusão das aulas e simulados, você recebe seu certificado válido para apresentar na ANAC.

Não. O curso é 100% online, então precisa de conexão para acessar as aulas.

Sim. Nosso time pedagógico revisa o conteúdo regularmente com base nas mudanças da ANAC e feedback dos alunos.

Temos milhares de alunos aprovados com perfis diversos. O curso foi criado para quem nunca teve contato com a aviação, com linguagem simples, apoio constante e prática por meio de simulados.

Sim! O curso teórico de Piloto Comercial IFR é 100% online, com certificado aceito pela ANAC. A Ulbra Escola de Aviação é uma das instituições mais reconhecidas do país, com metodologia aprovada e histórico de altos índices de aprovação.

Não! O CMA de 1ª classe só será exigido para iniciar a parte prática. Durante o teórico, você pode estudar normalmente e já se preparar para o exame médico em paralelo.

Não! O curso de PC IFR é uma continuação natural. Ele aprofunda os temas do PP com foco em operações IFR e comerciais. É um novo curso com conteúdo mais avançado.

Pode sim! Você pode cursar o teórico de PC enquanto finaliza o prático de PP. Só é necessário ter a licença de PP na hora de solicitar a licença de PC na ANAC.

Este curso prepara você para a prova teórica e é uma exigência para habilitação IFR, mas a parte prática IFR é feita depois, em voo, em uma escola homologada ou polo Ulbra Escola de Aviação.

Sim! O PC IFR é um passo essencial para quem deseja atuar como piloto comercial, inclusive em companhias aéreas. Ele é pré-requisito para o INVA e PLA.